Em geral todo empreendedor sabe que o monitoramento de informações sobre
o seu negócio, mercado e concorrência são fatos importantes, mas muitos
não sabem realmente o “por que” o monitoramento de informação é tão
importante.

Monitorar a informação em torno da sua marca tem inúmeros benefícios e é importante por diversas razões. Separamos as principais abaixo:

  • O monitoramento de informação ajuda você a identificar mudanças ou novas tendências de mercado, possibilitando a sua ação rápida para adequação ao setor;
  • O monitoramento também permite que você mantenha um alto nível de atualização e divulgação de informações sobre a sua empresa, para que o que é divulgado na mídia permaneça importante e relevante em relação aos temas de interesse do seu setor, principalmente quando se relacionam diretamente a sua audiência;
  • Você encontra inspirações e insights para melhorar o seu próprio produto ou serviço;
  • Você identifica e prevê crises de imagem, podendo criar estratégias de respostas rápidas e efetivas para solucionar o problema com maior rapidez e segurança.

 O que isso pode trazer de vantagem para sua empresa?
Bom, no item anterior apontamos algumas vantagens do monitoramento de informação mas queremos ser ainda mais específicos. Então entenda melhor quais são as vantagens dessa estratégia para a sua empresa:

Manutenção do correto posicionamento da marca:É por meio do monitoramento que você consegue alinhar a imagem que você deseja passar para o seu público e a imagem que o seu público realmente percebe de você. De nada adianta achar que a sua marca tem determinada persona, quando o seu público a vê de maneira diferente.

Fornecimento de dados e estatísticas para a atividade de SAC:À medida que você percebe como sua empresa é vista no mercado, toda a sua equipe estará melhor munida de argumentos para possíveis reclamações ou interações com os clientes que possam surgir. Por exemplo, se você percebe que uma crise está prestes a estourar em algum jornal, você já pode passar esses dados para a sua equipe de atendimento ao público para que eles preparem a melhor estratégia para solucionar o problema rapidamente.

Orientação clara no momento de tomadas de decisões estratégicas. Imagine a seguinte situação: você deseja lançar um novo produto, mas não tem certeza de como vai ser a receptividade do público. Sua assessora de imprensa,  então, divulga uma pequena nota apenas para gerar o buzz sobre o assunto. O monitoramento das reações resultantes dessa nota pode ajudar você a decidir se é a hora certa do lançamento.

Aumento da aquisição de novos clientes e fidelização dos antigos. Quando você sabe exatamente como a sua empresa é vista, você também sabe quem se identifica com ela. Essa é a peça chave para criar ações focadas em conversão de novos clientes e fidelização de antigos, isso porque você terá suporte para saber exatamente o que, como e quando falar com a sua audiência.

Como fazer esse monitoramento?
Existem muitas estratégias diferentes envolvendo o monitoramento
da concorrência e uma delas é o Benchmark. A técnica envolve um processo de comparação entre produtos, serviços, práticas e resultados da sua empresa com os seus principais concorrentes.

Em uma definição bem resumida, ele pode ser dividido em três partes: o planejamento, fase dedicada ao levantamento de informações sobre o objeto de estudo e ao alinhamento de objetivos, métodos de avaliação e indicadores de desempenho; análise e coleta de dados, onde são monitorados e examinadas todas as informações
levantadas; e finalmente a produção dos relatórios.

Outro bom aliado na hora de monitorar a concorrência é o clipping. Ele é um compilado de informações que ajuda a entender o desempenho de determinada empresa frente ao público.

O interessante é que o clipping também pode ser usado para monitorar empresas concorrentes e a vantagem é que atualmente existem diferentes ferramentas no mercado que executam a clipagem de maneira totalmente automática, tornando o trabalho mais ágil e prático.

Essencialmente, existem quatro itens importantíssimos que devem ser levados em conta durante o monitoramento. Eles podem ser mais detalhados, de acordo com a necessidade da sua marca ou da informação que você deseja levantar: Marca, Público-alvo, Concorrentes e Segmento de mercado. Assim, você se mantém informado e é capaz de tomar decisões estratégicas baseadas em informações relevantes para o futuro do seu negócio.

 

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