Em tempos de comunicação online, como mensurar da forma correta e dar os devidos créditos à divulgação em sites, blogs e redes sociais?

Processo social que se caracteriza pela transmissão, recebimento e troca de informações, a comunicação evolui com a humanidade. Cada vez mais, impera a comunicação online, já nem podemos mais falar em transição, mas em um estabelecimento de uma comunicação pulverizada em vários formatos e fontes. Além de evoluir, a comunicação é fundamental para a transformação dos valores e do comportamento humano.

Sabendo disso, lhe faço uma pergunta: de que forma sua empresa ou seu negócio vem se comunicando e, portanto, se relacionando com os seus clientes? Hoje, vivemos na era tecnológica, qualquer celular tem acesso ilimitado à internet, sites, mídias sociais, vídeos. Com isso, as empresas foram obrigadas a criar um canal de comunicação inteligente, que converteu o cliente, automaticamente, em mais um usuário deste mundo digital.

As publicações digitais possuem muito mais acesso, já que exigem menos esforço do usuário para consumir as informações. As campanhas digitais, além das redes sócias, trazem mais intimidade com o usuário, o que traz mais confiança, impulsionando as vendas de um determinado setor ou segmento.

Além disso, as publicações e matérias online permitem segmentações demográficas e psicográficas, característica total do usuário, interatividade imediata nas campanhas propostas, já que acompanhamento dos resultados é feito em tempo real, possibilitando fazer qualquer ajuste ou alteração, caso seja necessário. Isso só para citar as vantagens da comunicação online, já que, durante o período de transição, ela foi vista um pouco como a vilã da história, não é mesmo?

Em meio a este novo cenário digital e o novo jeito de consumo dos usuários/clientes, as empresas entenderam e muitas já se adequaram a este novo método de comunicação com os seus clientes. E aí, vem a pergunta mais importante: como mensurar o conteúdo da minha empresa nas mídias online?  É aí que entra o famoso Clipping. Ahhh, não sabe o que é? A gente explica! Clipping é uma palavra que vem do inglês e significa recorte de jornal, literalmente, mas que se estendeu para a verificação de tudo que é veiculado na mídia. Serviço oferecido com o intuito de monitorar e recolher as informações que circulam nas mídias conforme a necessidade das empresas, seja para monitoramento das suas próprias publicações na mídia, como até dos seus concorrentes, o que lhe daria maior conhecimento dos seus concorrentes.

Se antes o desafio era abranger toda a mídia impressa (sim, imagine comprar/assinar todos os jornais, revistas, informativos e mais), hoje a grande sacada é conseguir abranger o maior número possível de veículos online. Atualmente tudo é feito eletronicamente, já que os jornais e mídias já estão em formato digital, o que facilita a busca e a rapidez pela informação buscada. Os jornais e revistas físicas são digitalizados e integrados ao sistema e, com isso, a busca é feita por palavras chaves e softwares especializados.

Sabe aquela pessoa que lia todos os jornais e revistas? Então, ela já não existe mais! E se a matéria ou entrevista for feita para tv ou radio, como identificar a matéria já que não existe o texto escrito para efetuar a busca por palavra chave? Todos os principais programas de tv e rádio são gravados e o monitoramento é feito de maneira muito similar. Um bom serviço de clipagem consegue fazer o total rastreio de informação da sua empresa.

Dando crédito à equipe certa

Os dados coletados no clipping servem para análise de campanhas, investimentos, comportamento de clientes, lançamentos de produtos, campanhas de marketing. A empresa consegue entender qual a visão no mercado, planejando e estruturando a imagem da sua empresa em relação aos clientes e público alvo, tendo uma visão micro, com as reações individuais e comportamentos dos clientes e a visão macro com base nos resultados obtidos.

E eles também ajudam a entender de onde vieram os resultados. Em tempos online, muitas vezes, acabamos sem saber se a publicação na rede social veio de uma campanha publicitária ou de um release divulgado, por exemplo. Por isso é tão importante para as assessorias confirmarem os resultados efetivos de suas ações. Como? Clipando! Então, se a sua empresa ainda não tem monitoramento de mídias, talvez seja hora de começar a pensar nesse investimento.

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